Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Favela (Artigo)

Desde o Brasil colônia que a desigualdade social é enfática, passando pela escravidão, que se estendeu durante mais de três séculos. Nesse tempo as residências dos negros eram as senzalas. Mais pra frente os quilombos eram locais de refúgio para os escravos fugitivos dos extensos latifúndios. Tudo isso representava a segregação extrema de uma sociedade excludente e patriarcal.
Com a abolição, os emigrantes assumiram o trabalho escravo pelo trabalho assalariado. Por outro lado, os negros agora libertos estavam à mercê da pobreza e continuavam aprisionados à exclusão social.
Tal situação só se fez acentuar ao longo da história do país. Quando da urbanização desenfreada começou a se instaurar a pobreza nas periferias das grandes cidades, formando assim os grandes bolsões de miséria, chamados favelas. Vale ressaltar que esses lugares não eram apenas residências de negros, mas também de pessoas advindas de zonas rurais, dentre outros.
As favelas são, na verdade, amontoados desordenados de gentes cujo crescimento foi de tal forma que sua existência não mais pode ser escondida pelos políticos. Contudo alguns desses, aproveitadores políticos, usam de artimanhas chamadas de políticas públicas, tais como: humanização das favelas, urbanização das favelas e tantos outros como trampolins políticos.
No auge dos avanços tecnológicos e científicos, esses centros geográficos fazem contraste com prédios e mansões dos ricos e poderosos. Isso vem apenas ratificar que esse convívio não está só na geografia das construções, mas também nas vozes que hoje já começam a descer os morros para mostrar que as culturas se misturarão. Mesmo sabendo que os preconceitos denotadores de que os moradores de favelas são os responsáveis por tudo de ruim que acontece nas nossas cidades, tais como: violência, poluição urbana, poluição social, etc.
RICARDO ANTONIO - JUL 2009

4 comentários:

  1. Tio Ricardo realmente o senhor é magnifico!!! Obrigado por notar meu erro mais infelizmente não consegui achar onde ficar peço que o senhor envie um comentario mandando o trecho onde ele está ok? Bom tenho a dizer que o santo que não quer ser filho seu é um doido né! O senhor é uma pessoa que se preocupa com seus alunos quanto mais com seus filhos me contento em pelo menos ser sua aluna vou te contar um "keguedo" como diz minha priminha de 5 anos: Gosto muito do senhor e não pense que é brincadeira o senhor passou a ser um espelho pra mim OK!?

    -> Futura Juiza <-

    ResponderExcluir
  2. Novo Paiii!!! Estava dizendo ao meu paquera, que nós fomos namorar ele terá que pedir ao meu pai biologico em namoro e ao senhor e não é que ele adorou a ideia! Desde já estou com saudade de suas aulas até segunda Tio Ricardo!

    Débora Kelly

    ResponderExcluir
  3. Painho, boas noticias! estou escrevendo RONDON e já passo das 50 linhas bom acho que está ficando melhor do que eu esperava!!! Até amanhã se assim Deus me permitir!

    Débora Kelly

    ResponderExcluir
  4. Painho paixão, enviei sua redação, visse!! É pelo menos eu tentei... Bjin!

    ResponderExcluir

TIRINHAS

TIRINHAS

DIÁLOGOS RÁPIDOS

DIÁLOGOS RÁPIDOS